Iluminação pública

Principal ligação Centro-Norte está sem luz há quase um ano em Santa Maria

Dandara Flores Aranguiz

"

Depois de meses de promessas de conserto, a escuridão em algumas ruas ainda é motivo de dor de cabeça para muitos moradores de Santa Maria. Quando a Quantum Engenharia Elétrica assumiu o serviço de iluminação pública na cidade há pouco mais de um ano, assumiu também o compromisso de, em dois meses, realizar reparos em dois mil pontos que voltariam a ter luz.

A empresa diz que cumpriu com o prometido. Segundo o supervisor de construção e manutenção, Israel Virgilio, 16.681 consertos (entre protocolos e serviços de ronda) foram efetuados de janeiro até novembro deste ano – uma média de 1.516 reparos por mês. No entanto, vários locais da cidade seguem no escuro.

Prefeitura desiste de instalar 2 mil novos pontos de iluminação em Santa Maria

O “Diário” percorreu, pela terceira vez no período de nove meses, sete locais que são apontados como problemáticos com relação à iluminação pública. Na primeira vez, em março, todos estavam no breu. Na segunda, em maio deste ano, e no último dia 16, quatro dos sete ainda apresentavam problemas.

Assim como em maio, as ruas Pedro Santini, no bairro Cerrito, e Doutor Bozano, no Centro, seguem iluminadas. No cruzamento das ruas Marquês do Herval e Dom Pedro II, no bairro Nonoai, a falta de energia também foi resolvida e todos os postes estão com luz. Já as avenidas dos Ferroviários e João Machado Soares e as ruas Linha Velha da Fronteira e Júlio de Ávila Dutra seguem às escuras.

A situação mais crítica é a da Avenida dos Ferroviários, que dá seguimento ao túnel da Gare, no Centro. Há quase um ano, a principal ligação com a Região Norte segue no escuro e é uma das campeãs de reclamações dos leitores do “Diário”. Os postes centrais e laterais não têm energia elétrica. E a situação ficou ainda pior depois que as luzes do Viaduto da Gare queimaram, há cerca de três semanas.

– É perigoso, é muita escuridão. A gente sai se cuidando, vai fazer o que, não é? Nós já reclamamos, mas ninguém resolve o nosso problema. Aí, temos que aguentar e passar por isso – reclama Michele da Siva, que mora há três anos perto do local.

Conforme a Quantum, a avenida sofre com o furto de cabos de energia. No túnel, segundo a empresa, os refletores foram substituídos mais de uma vez devido à depredação. No entanto, o problema tem se repetido, segundo a secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços. Além da Avenida dos Ferroviários, outros locais foram alvo de vandalismo: o pórtico de entrada próximo à Base Aérea e a Estrada do Perau.

Conta mais cara diminui investimentos

Além de fazer a manutenção, a Quantum também ficou responsável pela ampliação da iluminação pública. De acordo com a empresa, os serviços de instalação de novos pontos devem ser solicitados pela secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços, por meio de um ofício. No entanto, até o momento, não nos foram enviadas solicitações.

Segundo o secretário adjunto Alexandre Brasil, o aumento da tarifa da energia elétrica fez com que a conta da iluminação pública da cidade quase duplicasse em um ano, e os investimentos em novos pontos de luz foram reconsiderados. Segundo Brasil, no início deste ano, a conta de luz girava na casa dos R$ 250 mil. Em novembro, a última conta custou aos cofres da prefeitura R$ 494.520,06 .

Conforme o supervisor de construção e manutenção da Quantum Engenharia Elétrica, Israel Virgilio, a diminuição das verbas de iluminação pública, devido ao grande aumento da"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

As notícias mais lidas desta terça-feira

Próximo

Curso de Relações Públicas da UFSM recebe nota máxima do MEC

Geral